segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Apostila

FIDELIDADE E ZELO NO MINISTÉRIO
               1ª Timóteo 4:1- 17 

Introdução: Antes da sua última prisão em Roma Paulo escreve essa primeira epístola ao seu filho na fé, Timóteo um jovem pastor; com o propósito de estimular e encorajar Timóteo em uma tarefa de responsabilidade diante de Deus e da igreja no combate aos erros doutrinários e os problemas eclesiástico que havia nas igrejas de sua época. Bem como também dar instruções a respeito dos dons ministeriais e qualificações para com os deveres da liderança eclesiástica. Que deveres eram esses que o apóstolo Paulo falara a Timóteo?

PROPONDO ESSAS COISAS AOS IRMÃOS... V.6; QUE COISAS SERIAM ESSAS? O ensino genuíno das Escrituras Sagradas, tendo Cristo como o verdadeiro exemplo desse ensino. Pois o apóstolo Paulo sabia quem o havia chamado para o apostolado e santo ministério. E assim como ele foi zeloso para com o seu chamado, também passava esse exemplo aos que ia ganhando para Cristo. O apóstolo Paulo em sua 2ª epístola a Timóteo no capítulo 3.16 na BLH está escrito que: “Toda Escritura é inspirada por Deus e é apta para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de viver”. É essa mesma palavra da fé que Timóteo tem seguido para seu êxito ministerial e para a sua salvação.

E O QUE TEMOS SEGUIDO NA VERDADE? O que alguém fala sem fundamento na bíblia sagrada? Ou aquele que segue sem entender o caminho da salvação? O que pratica algo sem conhecimento da palavra de Deus? Ou o que acha de forma carnal sem ter uma vida condizente? Assim sendo isto resultará em confusão, como: Contendas; rixas, intrigas, debates, ciúmes e inveja etc... Procure seguir a Jesus autor e consumador da nossa fé. Hebreus 12. 2 e o Evangelho segundo João capítulo 14:6 diz: “Ele é o caminho a verdade e a vida”. No mesmo evangelho no capítulo 8.12 diz: “Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida”.

MAS REJEITA AS FÁBULAS. Vs.7 Naquela época já havia falsas doutrinas. Como a dos essênios, escribas, saduceus, zelotes, fariseus etc... Imaginem nos dias de hoje, com o crescimento de várias denominações, seitas e a própria ciência se evoluindo no mundo atualmente; e a política que contraria as Escrituras Sagradas. Quantas fábulas. Fábula de acordo com o dicionário em um modo figurativo: Mentira, ilusão, objeto de zombaria ou desdém. Lemos nas escrituras sagradas que na época do profeta Eliseu no livro 2°Reis capitulo 4.39, 40 e 41 “Então um deles saiu ao campo a fim de apanhar ervas, e achando uma parra brava, colheu dela a sua capa cheia de colocíntidas e, voltando, cortou-as na panela do caldo, não sabendo o que era. Assim tiraram de comer para os homens. E havendo eles provado o caldo, clamaram, dizendo: Ó homem de Deus, há morte na panela! E não puderam comer. Ele, porém, disse: Trazei farinha. E deitou-a na panela, e disse: Tirai para os homens, a fim de que comam. E já não havia mal nenhum na panela”. Havia um irmão na igreja onde congreguei que tinha uma pasta de mensagens que imprimia da internet. Mensagens bastante interessantes e sugestivas. O problema era que não havia nem um fundamento dessas mensagens nas escrituras sagradas. Não estudava e nem se certificava se essas mensagens não eram pertencentes alguma outra seita. Graças a Deus que havia irmãos como os cristãos bereanos Atos dos apóstolos 17: 11. Que receberam a palavra e tudo examinavam nas escrituras sagradas.

EXERCITA-TE A TI MESMO EM PIEDADE.
O que é piedade? Piedade é ter amor e respeito pelas coisas sagradas. Ter compaixão pelos sofrimentos alheios é ter dedicação no trabalho eclesiástico. Como está o amor pela obra de Deus? Como está o respeito com o nosso Deus? Com os pais? Com os líderes? Com o próximo? Temos nós compaixão pelos sofrimentos do próximo? Ex. (A parábola do bom Samaritano). E a dedicação na oração, na palavra de Deus, aos sacrifícios, nas participações dos departamentos da igreja, em nossos trabalhos e em nossos colégios podemos exercitar tudo isso? Dando testemunho em nossas vidas que demonstre que verdadeiramente temos estas atitudes. É Momento de exercitar a piedade e fazer o melhor para que Deus seja louvado.

O EXERCÍCIO CORPORAL PARA POUCO SE APROVEITA. Vs. 8; Havia naquela época, homens chamados de gladiadores. Para estar entre um dos soldados de Roma era necessário serem bons lutadores, por isso usavam as arenas para treinarem e se exercitarem assim ficando com seus corpos mais robustos; até mesmo para poder intimidar seus adversários. Provavelmente alguns soldados treinavam ocultamente para terem mais êxitos em suas batalhas e lutas; se esforçam para isso. Mas não era com esse tipo de exercício que venceriam o pecado e nem mesmo hoje o é. Quantos vão para as academias se prepararem para o verão e para seus esportes q praticam e esquecem-se de se preparar e estarem preparados para eminente volta do Senhor Jesus Cristo? Paulo diz que o esforço físico para pouco se aproveita, mas que, nosso esforço espiritual nos garantirá tanto as promessas da vida presente como as promessas da vida eterna. Nosso corpo é templo do Espírito Santo partir do momento que entregamos nossa vida a Cristo. Devemos cuidar do nosso do nosso corpo? Sim. Mas não priorizá-lo vindo nós a estar adorando nosso próprio corpo. A Bíblia diz no Evangelho de Mateus 6.33: “Buscai em primeiro o reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas”. Ex. Sanção e os Filisteus Davi e Golias e Daniel e os manjares da Babilônia.

Está Palavra é fiel e digna de toda aceitação. Vs.9; Esta é a infalível Palavra de Deus. Evangelho de Mateus 24.35: “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar”.

PORQUE PARA ISSO TRABALHAMOS E LUTAMOS. Vs. 10; Paulo não está se referindo somente ao seu ministério, ele está dizendo no plural; trabalhamos e lutamos. O apóstolo deixou o exemplo aos irmãos e a Timóteo do árduo trabalho de pregar o evangelho. Quando está aconselhando a Timóteo ele está dando provas em sua própria vida, de abnegação e sacrifícios em prol da obra de Deus. A ponto de dizer aos Corintos na sua 1ª carta aos Coríntios 11:1: “Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo”. Ele sabia que seu esforço não seria em vão, pois tinha colocado sua esperança no Deus vivo. Não espere recompensa do homem sem visão e direção de Deus nem coloque nele sua esperança. Porque a nossa recompensa verdadeiramente vem de Deus. Cristo é o Salvador da humanidade, mas a sua salvação somente se tornará efetiva para aqueles que confiam Nele e lhe entregam a vida. Porque Ele é a videira verdadeira; evangelho de João 15:5 Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

MANDA ESTAS COISAS E ENSINA-AS. Vs.11; Que coisas? As sãs doutrinas. As sãs doutrinas geram costumes sãos, não costumes geram sãs doutrinas. As doutrinas permanecem, mas os costumes mudam. E quem pode mudar isso? O Espírito Santo; evangelho de João 16:8: “E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo”.
João 5.30: “Eu não posso de mim mesmo; fazer coisa alguma; como ouço, assim julgo; e o meu juízo é justo, porque não procuro a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou”.
 João 8.15: “Vós julgais segundo a carne; eu a ninguém julgo”.
João 12.47: “E, se alguém ouvir as minhas palavras, e não as guardar, eu não o julgo; pois eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo”. Hoje em dia há pregadores que nem se quer usam a Bíblia para ensinar, admoestar, exortar e advertir; julgam a aparência das pessoas que estão na igreja e até mesmo fora. Quantos usam  suas oportunidades nos púlpitos das igrejas para dar indiretas em alguém na igreja e isso sem misericórdia e amor nenhum, que Deus nos ajude através do Espírito Santo a guiar-nos nas verdades da Palavra de Deus. Na 1ª carta aos Coríntios 6.12 o apóstolo Paulo declara: “Todas as coisa me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma”. Provérbios 29.18; diz: “Não havendo profecia o povo se corrompe”. Tem que haver doutrina para que o povo não seja dominado pelo erro.

NINGUÉM DESPREZE A TUA MOCIDADE. Vs. 12; Timóteo tinha um chamado para liderar o povo de Deus. Por ele ser jovem ou quem sabe sem experiência na obra de Deus, iriam desprezá-lo. Por um lado seria normal, mas o ter ciúmes a ponto de difamar, de desprezar, de caluniar, de contender, de arruinar o ministério do irmão, isto seria uma carnalidade sem visão de Deus. Não tome o exemplo de Saul que se levantou contra o jovem Davi. Se você tem certeza do seu chamado, não importando suas limitações não perca seu tempo discutindo coisas que não vão cooperar para o bem do seu ministério. O que vai contribuir para o teu sucesso vem agora a seguir. Vamos ver o que o apóstolo Paulo aconselha ao Jovem Timóteo.

MAS SEJA EXEMPLO DOS FIÉIS. Vs.12;
Na palavra: Eu gostaria de ser usado como alguns ministros de Deus no pregar a palavra de Deus e você? Pena que hoje em dia são poucos em que nós podemos nos espelhar. Será que hoje por maus exemplos de pregadores muitos se encontram distanciados de Jesus? Será que hoje muitos não são chamados a pregar porque não usam nem a bíblia para ensinar e pregar? De quem você quer ser exemplo? Será que manejamos bem a Palavra de Deus, como obreiros que não tem do que se envergonhar? Falei até aqui da Palavra primordial, o que dizer de palavras que são aquelas da própria pessoa? Será que podemos confiar nas palavras de todos os obreiros e irmãos em seus conselhos?
No trato: Em outras palavras Paulo queria dizer: Veja como os fiéis tratam seu próximo. Como tratamos os outros e como queremos ser tratados? Há muitos que dão; mau exemplo no tratamento com os outros, pois são críticos. Vai lhe pedir um conselho sobre assuntos da igreja e situações adversas, vão logo querendo fugir de sua responsabilidade e para despedir rápido o aconselhado dizem qualquer coisa e ainda trata com desprezo. Sabia que atitudes como essas acabam distanciando as pessoas e criando inimizades! Temos que saber tratar as pessoas e telas como almas compradas por Cristo. Em 2ª Timóteo 2.24 diz: “E ao servo do Senhor não convém contender, mas sim ser manso para com todos; apto para ensinar sofredor”.
Na caridade: O amor fraternal é de total importância no meio dos servos de Deus. Pois é assim que mantemos a comunhão, a amizade sincera, pois não haverá acepção de pessoas, a liderança é unida, os obreiros são unidos e as almas se convertem ao Senhor. Já na igreja em Corinto foi ao contrário, tinha os dons espirituais mais o amor tava faltando. A ponto de o apóstolo Paulo perguntar: Por ventura não sois carnais? Sabemos que em atitudes carnais não existe amor. Há pessoas que ao invés de tirar o veneno, envenenam mais ainda só pra ver o circo pegar fogo. Cuidado não tenha isso como exemplo.
No espírito: Na vida de um servo fiel, se encontra os frutos do Espírito Santo. Provavelmente os obreiros sabem quais são eles e em qual livro os encontrar. Porque na vida de um servo fiel há fruto do Espírito Santo. Gálatas 5.22: “Mas o fruto do Espírito é: Amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança. Se essas virtudes não estiverem; na vida de um servo, tome muito cuidado em se abrir ou confiar numa pessoa dessa natureza.
Na fé: A bíblia diz na carta aos Hebreus 11.6, que sem fé é impossível agradar a Deus. Na Carta aos Hebreus 10.38, a palavra do Senhor diz: O justo viverá pela fé, mas se ele recuar a minha alma não tem prazer nele. Mas, o que é a fé? Fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a certeza das coisas que não se vêem (Hebreus 11.1). A Fé é o alimento que nutri e fortalece o nosso espírito. Ela aproxima o homem de Deus, traz comunhão e paz com o Senhor Jesus. É aceitação da doutrina revelada por Deus, e a confiança na obra salvadora de Cristo. Na carta de Paulo aos Romanos, 10.17 diz: A fé vem pelo ouvir e o ouvir pela Palavra de Deus.
Na pureza: Ser puro isto é; sem mistura. Já imaginou obreiros em uma roda juntos com os seus companheiros de oração contando piadinhas e chocarrices! Conheci um presbítero onde trabalhei que; começou a se mistura com outros colegas de trabalho e participando da roda dos escarnecedores. Salmo 1. Nessa empresa tinha uma área de lazer e nessa área de lazer tinha mesas de jogos que tem em bares. E ali estava o presbítero participando com os ímpios. Jogando, e falando em suas gírias palavrões que estavam usando devido o jogo, eu perguntei a ele se isso era de Deus. Ele foi logo me respondendo: I Coríntios 9.22 fiz-me como fraco aos fracos, para ganhar os fracos, fiz-me tudo para todos, para, chegar a ganhar alguns. Creio que Paulo fez-se de fraco para ganhar os fracos, mas, sem violar a moralidade bíblica, Será que o presbítero ganharia os fracos dessa forma? Sabe o que aconteceu com o presbítero; já tinha sido conquistado pelos que ele dizia ser fracos ele se encontrava de bermuda e camisa regata e até fumando um cigarro. Que não venhamos a tomar esse tipo de exemplo. A bíblia diz que o inimigo ruge como um leão buscando a quem possa tragar. I Pedro 5.8.

PERSISTE EM LER, ENSINAR E EXORTAR. V.14. Paulo admoesta a Timóteo a ler as sagradas escrituras, mas não somente ler, mas usá-las para exortar e ensinar pelas escrituras. Havia muitas falsas doutrinas no meio do povo naquela época de Paulo como já foi mencionado, por isso Timóteo devia persistir em ler as escrituras para combater essas falsas doutrinas. E ensiná-las ao povo para que esses não viessem cair em erros doutrinários contidos nas seitas de sua época. Há lideres que passam muito tempo sem ler a palavra de Deus, e lêem mais jornais, revistas, gibis, mas a bíblia; não lêem será que se fosse para dar oportunidades a esse tipo de irmãos teriam eles uma mensagem da parte de Deus para pregar ou ensinar a igreja? Já presenciei em alguns púlpitos de igrejas pregadores que falam do que leram no jornal sobre política, nas revistas sobre alguma curiosidade nada edificante e ocupando o tempo da palavra de Deus, falam da vida dos outros, falam mal da igreja, falam de coisas mundanas, mas não mencionam a palavra de Deus. Jesus fala segundo escreveu  Marcos 12.24: Não errais voz em razão de não saberem sobre as escrituras nem o poder de Deus? Temos tempo pra tantas coisas e não temos tempo para ler, estudar, meditar na palavra de Deus, tem gente por ai que está que nem uma pessoa que tirou a carteira de motorista e depois de muito tempo sem dirigir; pega o primeiro veiculo e querem sair dirigindo a toda velocidade. O que será que vai acontecer com essa pessoa mais a diante? Pode acontecer um acidente ou violação das leis de trânsito. Algumas vezes já ouvi irmãos dizendo que só a bíblia basta, e não compra um bom livro para entenderem melhor algum tema que vão pregar, exortar e ensinar.

Não desprezes o dom que há em ti. V. 14. Não desprezes o dom que há em ti de; pregar a palavra de Deus, de profetizar, de exortar, de ensinar, de revelação de ter visões de curar etc... tem muitas pessoas que entram pela porta da igreja precisando da ajuda de Deus e eu e você que temos dons da parte de Deus os desprezamos. Dizemos muitas das vezes, será que isto procede de Deus? Se desprezamos; seremos punidos; nada melhor do que ler a palavra de Deus que diz: E disseram os filhos dos profetas a Eliseu: Eis que o lugar em que habitamos diante da tua face, nos e estreito, vamos, pois, até o Jordão e tomemos de lá, cada um de nos uma viga e façamos ali um lugar para habitar. Disse ele: ide. E disse um: serve-te de ires com teus servos. E disse: eu irei. E foi “com eles” e, chegando eles ao Jordão, cortarão madeira. E sucedeu que derrubando um deles uma viga o ferro caiu à água e clamou, e disse: ai, meu senhor! Ele era emprestado e disse o homem de deus: onde caiu e mostrando lhe a ele o lugar, cortou um pau e lançou ali, e fez flutuar o ferro e disse: levanta-o. Então ele estendeu a mão e o tomou. II Reis 6:1-7. E por que não dizer da parábola dos talentos. Mateus. 25.14-30. E esse dom era de importância tal, pois por fora dado por profecia e isso com imposições, das mãos do presbítero. Valorize os dons. Busque-os. Use-os para edificação da obra de deus

MEDITA ESSAS COISAS OCUPA-TE NELAS. V. 15. Em outras palavras. O apóstolo Paulo estava querendo dizer: presta bem atenção no que tenho te dito, e esforça-te ocupando-se nelas. Esses talentos são lapidados pelo exercício, mas a falta de uso pode levá-lo ao enfraquecimento por falta de prática e nutrição. Quais dons e habilidades Deus lhe deu? Era necessário que Timóteo assim fizesse e assim procedesse para que o aproveitamento dele fosse manifesto a todos. Como temos feito? Como temos procedido? Como temos aproveitado? E de que forma está sendo manifesto o nosso trabalho? Paulo disse aos filipenses: De sorte que, meus amados, assim como vós sempre
obedesceste; não só na minha presença, mais muito mais na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor “porque Deus é Aquele que opera tanto o temor como o efetuar, segundo a sua boa vontade, faça todas as coisas sem murmuração nem contendas” para que; sejam irrepreensíveis, e sincero filho de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e perversa, em quais resplandeseis como astros do planeta retendo a palavra da vida para que no dia de Cristo possa gloriar-me de não ter corrido e trabalhar em vão. E, “ainda que folgue; regozijo com todos vos, e vós também regozijai-vos e alegrai-vos comigo por isso mesmo”. Filipenses, 2.12-18.

TEM CUIDADO DE TI MESMO E DA DOUTRINA. V. 16. Para que Timóteo cuidasse de si mesmo teria que estar com a doutrina, isto é com as Escritura enxertadas em sua vida e em seu ministério. Sabemos da importância de cuidar bem de nossa vida. Devemos estar atentos o tempo todo para não cairmos em pecado, pois este pode facilmente nos destruir. Também devemos guardar cuidadosamente a nossa fé e os ensinamentos genuínos que recebemos. Razões erradas podem nos levar rapidamente ao pecado e as heresias. Devemos estar alerta, aqueles que; tentam nos persuadir e a crer que o modo como vivemos e mais importante do que a nossa fé. Oração e fé não se separam. Devemos perseverar em ambos. A muitos olhando para a falha do homem e não estão olhando para si e para a doutrina Bíblica. Cuidado! A morte na panela! II Reis 4.40.
Persevera nessas coisas. V.16 Perseverar fala de: resistir os sofrimentos com paciência manter-se firme, persistir sob pressão. A muitos ministérios bons que não permaneceram na doutrina por deixarem persuadir-se olhando para as falhas humanas e tantas outras coisas banais. Mas a bíblia nos adverte aquele que perseverar até o fim será salvo. Mateus 24.13. Só bastava Timóteo cuidar-ser de si mesmo e da doutrina, e perseverar fazendo tudo conforme lhe foi concedido por Deus para fazer. Que ele fazendo assim tanto se salvaria como também aos que lhe ouvissem. Temos cuidado de nós mesmos o suficiente? Para que cuidamos dos outros? Medite!

Conclusão: Concluo dizendo às palavras que Paulo disse a Timóteo: Timóteo guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e as oposições da falsamente chamada ciência; a qual, professando-a alguns, se desviaram da fé. A graça seja contigo. Amem. I Timóteo 6.20,21.